segunda-feira, 30 de junho de 2014

CHORO DESCONTROLADO: Ex-atletas questionam ‘abalo’ da Seleção e capitão do Tri critica Thiago Silva

Thiago-Silva-Felipao-Chile-Ferreira_LANIMA20140629_0171_50Foto: Ari Ferreira
Thiago Silva caminhou com Luiz Felipe Scolari no campo do Mineirão, vazio, na sexta. Tentou aliviar a tensão, que o persegue desde dos dias anteriores à estreia, como sua própria mãe já contou ao L!Net. Na sexta, dia de decisão, com casa cheia, foi difícil segurar a pressão, que foi ao limite com as cobranças de pênaltis. O capitão Thiago pediu para ser o último a bater (depois de Julio Cesar) e chamou a atenção de todos no Mineirão por afastar-se do grupo na roda que antecedeu as penalidades.
A reação surpreendeu torcedores, ex-jogadores e até um ex-capitão, Carlos Alberto Torres, que ergueu a taça em 1970. Thiago Silva usou as redes sociais ontem para responder críticas e dizer que isolou-se, sentado numa bola, para uma oração. O capitão chorava no sábado. Poucos entenderam.
– Gostaria de ver o pessoal mais para cima, inclusive o Thiago. É uma critica no bom sentido. Ele tinha de estar no meio do campo gritando, não ficar para baixo. Ele é o capitão – afirmou Carlos Alberto.
Vários atletas “desabaram” com a vitória nos penais no Mineirão. A questão emocional é vista como preocupante por Felipão, que tem a psicóloga Regina Brandão trabalhando com o grupo desde 26 de maio. E o técnico reconhece:
– A equipe é nova. Mesmo os mais experientes sentem em uma Copa do Mundo. Se disser que não sente está mentido. É um emocional diferente – afirmou Scolari.
As lágrimas já apareceram até em Neymar, que mostra frieza em campo, como artilheiro do time (quatro gols) e dois penais convertidos: na estreia e nas disputas decisivas contra os chilenos. Quem já viveu o vestiário da Seleção, no entanto, tem ficado incomodado com as reações de Thiago Silva e dos demais jogadores brasileiros.
– Como ex-jogador, entendo um pouquinho das reações dos atletas e posso dizer que essa Seleção está abalada emocionalmente. Não é normal ver esse tipo de reação em diversos jogadores e a todo momento – disse Ricardo Rocha, ex-zagueiro, que seria capitão em 1994 antes de se machucar. Zico, que jogou três Copas do Mundo, já levantou o debate após o empate sem gols com o México.
– Foi um nível de tensão muito alto, mas isso pode nos fortalecer – disse Fernandinho, à TV Globo, sobre a última partida.

Nenhum comentário: