sábado, 4 de outubro de 2014

Ibope: Henrique lidera com 40%; Robinson está com 33%

Publicação: 2014-10-04 00:00:00 | Comentários: 0
A+A-
A pouco mais de 24 horas do início das eleições, às 7h deste domingo (05), o instituto Ibope divulga uma nova pesquisa com as intenções de votos entre os potiguares. É a quarta rodada, realizada para a InterTV Cabugi, com a liderança do candidato do PMDB, o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para o Governo do Estado. Ele tem 40% das intenções de votos, sete pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o vice-governador Robinson Faria (PSD), com 33%. O Ibope registrou crescimento de dois pontos percentuais para os dois candidatos, em relação aos resultados divulgados no início da semana.

O terceiro é o professor Robério Paulino (PSOL) com 4%. Simone Dutra (PSTU) e Araken Farias (PSL) tem 1% cada. Brancos e Nulos somam 15%. Houve queda no numero de indecisos, de 10%, registrados na pesquisa divulgada na última segunda-feira, para 6%. Levando-se em consideração somente os votos válidos, Henrique Eduardo tem 50%, Robinson 42%, Robério 5%, Simone 2% e Araken 1%. A soma total dos votos válidos não permite assegurar se a eleição terá ou não segundo turno. O Ibope admite uma margem de erros de três pontos percentuais para mais ou para menos. Aplicada essa margem aos resultados, Henrique Eduardo pode chegar a 43%, ampliando a vantagem de um para quatro pontos percentuais sobre a soma de todos os outros candidatos.  Mas, também pode cair para 37%, situação em que se manteria na liderança em relação ao segundo colocado, o vice-governador Robinson Faria que, pela mesma margem de erro, só pode chegar ao máximo de 36%. 

Na simulação para um possível segundo turno, o Ibope mostra vitória de Henrique Eduardo com 42% das intenções de votos e Robinson Faria com 36%, vantagem de quatro pontos percentuais para o candidato do PMDB. Brancos e nulos somariam 15% e indecisos seriam 7%. 

Em relação as pesquisas anteriores, a nova rodada do Ibope mostra crescimento da candidatura da deputada Fátima Bezerra (PT) para o Senado Federal. Ela tem 45%, contra 30% da vice prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB). A petista cresceu 10 pontos percentuais e a vice prefeita caiu cinco pontos, em relação aos resultados da última segunda-feira. O professor Lailson (PSOL) tem 2%, a professora Ana Célia (PSTU) e Ranconi (PSL), que não é mais candidato, tem ambos 1%. Branco e nulos para o Senado somam 15% e indecisos 7%

Na disputa para a presidência da República, os eleitores potiguares mantem a preferência pela reeleição de Dilma Rousseff que tem 57%. Marina Silva (PSB) tem 17% e Aécio Neves (PSDB) 10%. Luciana Genro (PSOL) e o Pastor Everaldo (PSC) tem 1%, ambos, mesmo percentual somado por outros candidatos. Brancos e nulos para presidente no RN somam 9% e indecisos 4%.

A pesquisa foi aplicada entre os dias primeiro e três deste mês, ouvindo 812 eleitores em 40 municípios e registrada registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob protocolo nº RN- 00041/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00982/2014. O grau de confiabilidade é de 95%.

Nenhum comentário: