segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A internet ainda é a prostituta das mídias

Diógenes Dantas
internet_370Apesar de o mundo estar cada vez mais conectado, a internet ainda está longe de conquistar a confiança das pessoas.
Uma pesquisa recente do Ibope revela que o público confia mais nos jornais impressos. O nível de confiança nos jornais bateu a casa dos 58%.
Não são apenas as folhas impressas que gozam da confiança do distinto público. Segundo o instituto, 54% confiam muito ou sempre na TV, e outros 52% dizem confiar no conteúdo do rádio.
A internet é a prostituta das mídias, como a prova testemunhal é tratada no mundo do direito: 71% das pessoas disseram confiar pouco ou nada em notícias veiculadas nas redes sociais; 69% dizem não confiar nos blogs, e 67% não confiam nos sites de notícias.
A meu ver, a pouca credibilidade da rede se deve ao caráter revolucionário e também democrático da própria internet, que abre um mundo de possibilidades às pessoas do ponto de vista da comunicação. Hoje, basta ter um computador, tablet ou smartphone para que a pessoa deixe a passividade encontrada em mídias tradicionais e gere notícias de todo o tipo e de várias fontes. Separar o joio do trigo não é coisa para qualquer um. O resultado é um cipoal de informações sem a correta apuração dos fatos.
Na pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República para identificar hábitos de consumo de informação, o percentual das pessoas que acessa a internet todos os dias chegou a 37%, subindo 11 pontos em relação ao levantamento anterior. Mesmo assim, 51% dos entrevistados disseram não ter acesso à rede.
A pesquisa ouviu 18,3 mil entre os dias 5 e 22 de novembro.
Os números do Ibope dão a ideia do grande desafio que se apresenta para os sites e profissionais de imprensa que se dedicam ao noticiário on line, como é o caso do portal nominuto.com.
A credibilidade deve ser buscada dia a dia, com seriedade e responsabilidade. Eu não tenho dúvida que, a exemplo do que ocorreu com as mídias TV e rádio, os veículos on line vão prosperar e conquistar a confiança da população. 
A receita é simples: boa técnica jornalística, ouvindo os dois lados da notícia, bons textos, criatividade, interação com os internautas e atitude.
Esta é a receita que passo aos meus colaboradores no nominuto.com. E já completamos 8 anos de atividade. Que venham muitos e muitos anos de luta e de vitórias. Com o merecido respeito de nossos milhares de internautas.

Nenhum comentário: