quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Deu no Blog de João André...

SÓ O TEMPO DIRÁ



Ceará Mirim: sucessão municipal é marcada pelo deserto da política local
Por Daniel Menezes

Apesar da eleição de 2014 ter sido superada muito recentemente, alguns municípios do Rio Grande do Norte já apresentam uma disputa bem estruturada. Não é, nem de longe, o caso de Ceará-Mirim. A política lá está mais para deserto.



O prefeito da cidade, delegado Peixoto (PR), passa por inferno astral. Depois de se reeleger em 2012 – ainda que com uma avaliação muito ruim – dividindo a oposição, Peixoto se encontra encalacrado em investigações do Ministério Público. Não apenas ele, mas todo o seu grupo não tem mais a força de outrora. E estão mufinos.



A família Melo, que através de Edinólia Melo, fez o segundo mais votado em 2012. Porém, os mestres da pracinha, aqueles que dão conta de tomé e bebé, alegam que eles seguem descendo a ladeira. O desejo de chegar a prefeitura é inquestionável, mas não há grandes movimentações encorajadoras. Há, isto sim, uma oligarquia local em franca decadência.



Sobram alguns joão-sem-braço, que de maneira marota, colocam o nome na boca do povo e dos blogueiros e esperam a reação. O ex-vereador Julio Cesar diz até contar com o apoio do governador Robinson Faria. A ênfase no suporte governista carece de maiores comprovações.



Há ainda o presidente da câmara, Renato Martins (DEM). Circula a hipótese da sua ida para o Partido Liberal em processo de criação pelo ministro Gilberto Kassab e pelo governador Robinson. No PL, Martins estaria mais próximo da administração estadual. Mas há muito mais hipótese do que efetividade, ao menos nos primeiros passos rumo a sucesso municipal.



Por enquanto, Ceara-Mirim vive uma seca de lideranças sem precedentes. Óbvio que não permanecerá assim. Diante do desgaste dos tradicionais grupos dominantes, aquele que conseguir se mostrar como o novo e, ao mesmo tempo, como a mudança segura levará grande vantagem.



EM TEMPO



Não esquecer do “fator barretão”.



Fonte: www.opotiguar.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Nao podemos esquecer que o prefeito Peixoto nao pode se reeleger pois seu mandato termina em dezembro de 2016 ! E o seu substituto realmente nao vejo um nome a altura ! Os vereadores em mandato são fracos e agora com o ring montado estamos descobrindo quem são realmente os representantes do " povo "! Nao voto em nenhum desses !