terça-feira, 17 de março de 2015

Saiba como calcular o número estimado de pessoas numa manifestação


Você sabe como se calcula a quantidade de pessoas em uma multidão?

Como saber o números de pessoas presente em um determinado evento público? Quem faz a contagem? 
Alguém passa uma lista de assinaturas, entrega fichas ou faz chamada?É comum, sempre depois que ocorre algum evento de grande magnitude, a divulgação de números de pessoas feita pela polícia, organizadores, imprensa, etc. Entretanto, estes números quase sempre não conferem.
Existe uma certa tendência dos organizadores de determinado evento em ‘inflar’ o número de pessoas que participaram. Em um evento político, o partido que organiza sempre tende a aumentar o número de pessoas, já o partido contra tende a diminuí-lo. Como chegar em um número satisfatório e próximo ao real?
De acordo com engenheiros e estudiosos, o número de pessoas que cabem em 1 m², em um local com grande concentração de pessoas, é de no máximo 7 pessoas(pessoas com estaturas medianas e com peso de 60 kg). Isso com as pessoas se espremendo umas nas outras. É mais objetivo levar em consideração um número de 3 a 4 pessoas, mas este número ainda pode variar.
Na imagem à esquerda, os limites foram estipulados analisando as diversas fotos originais do evento. Com a ajuda do Google Earth, foi traçada a área total e multiplicado pelo número de pessoas por metro quadrado. Na multidão na foto, estima-se aproximadamente 2.835 pessoas, sem levar em consideração o total de pessoas nos arredores e espalhados fora da área calculada.Na imagem à esquerda, os limites foram estipulados analisando as diversas fotos originais do evento. Com a ajuda do Google Earth, foi traçada a área total e multiplicado pelo número de pessoas por metro quadrado. Na multidão na foto, estima-se aproximadamente 2.835 pessoas, sem levar em consideração o total de pessoas nos arredores e espalhados fora da área calculada.
Os dados que a polícia divulga não são para serem usados pela imprensa, mas para fins de cálculo do número efetivo de polícias para os próximos eventos do porte, portanto, apenas estes números não podem ser levados em consideração.
Fonte: DATAFOLHAEquipe do DataFolha realizou estudo para fazer cálculo de multidão em diversas situações, inclusive comícios e manifestações ao ar livreEquipe do DataFolha realizou estudo para fazer cálculo de multidão em diversas situações, inclusive comícios e manifestações ao ar livre
Costumo analisar todas as fotos de alta resolução dos eventos, muitas vezes tiradas de ângulos estratégicos, e as imagens são comparadas com imagens de satélites para cálculo de área disponível para o público, que de fato são os únicos dados concretos para comparação.
Com base nas imagens, é estimada a área total do evento e calculado o número de pessoas por metro quadrado, mesmo sabendo que este número pode variar muito, por exemplo, o número de pessoas por m² próximas de um palco num show é maior do que o número de pessoas por m² de pessoas que estão distantes. É por este motivo que as fotos são analisadas.
Analisando a imagem da rua e definindo os limites da multidão, considerando o tamanho de 7 metros para a largura da rua sem a calçada e duas pessoas por metro quadrado, estima-se mais de 3 mil pessoas para o evento na imagem.Analisando a imagem da rua e definindo os limites da multidão, considerando o tamanho de 7 metros para a largura da rua sem a calçada e duas pessoas por metro quadrado, estima-se mais de 3 mil pessoas para o evento na imagem.
Para cálculo, sempre utilizamos 3 pessoas por metro quadrado em um evento estático, como comícios e palestras, e 2 pessoas em uma caminhada, onde a distância entre as pessoas pode variar muito. É claro que o número total de pessoas não é exato, mas para fins de comparação é uma forma justa.
Para cálculo da área, analisamos as fotos e verificamos o limite do aglomerado de pessoas, depois traçamos a área com esse limite utilizando o Google Earth, que possibilita uma medição precisa do local utilizando fotos de satélite.
Esses cálculos podem ser extremamente úteis para calcular o número de pessoas em determinados eventos, como manifestações populares, eventos esportivos, eventos políticos, etc.
Fonte: Milton-Tecnólogo em Segurança no Trabalho

Nenhum comentário: