domingo, 14 de junho de 2015

Deu no Blog de Jorge Moreira..

CEARÁ-MIRIM


2016 É LOGO ALI...

Vários nomes já se especulam para a sucessão do prefeito Antônio Peixoto


Apesar do ano eleitoral de 2016, que trata das eleições municipais, ainda não ter nem começado, já se especula possíveis pré-candidaturas a prefeito de Ceará-Mirim, como se o pleito já estivesse muito próximo.

Para quem é político de verdade, aquele que tem no sangue o desejo de servir ao povo, mal termina uma campanha eleitoral e, automaticamente, já inicia a outra.

Estamos falando isso, num aspecto geral.

Dando uma pequena avaliada no quadro político do município de Ceará-Mirim para o ano de 2016, o blog chega a seguinte conclusão dos prováveis pré-candidatos a prefeito, que possivelmente concorrerão no próximo ano ao cargo majoritário.

No grupo político do atual prefeito Antônio Peixoto-PR, onde o mesmo não poderá concorrer à reeleição, uma vez que está no seu segundo mandato consecutivo, Peixoto tem cacife indiscutível para indicar um nome que herdará o seu grupo político.

Que aliás, atualmente, fala-se muito no nome do vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Renato Martins-DEM, mas que na verdade, pelo menos até o momento, Renato ainda não declarou publicamente na imprensa local, o seu desejo de disputar ou não a sucessão do prefeito Antônio Peixoto.

Sabe-se que pela sua desenvoltura política como parlamentar e como presidente do Poder Legislativo municipal, Renato tem se mostrado um nome em potencial para tal envergadura política.

Líder do PR, um dos grandes partidos políticos do Rio Grande do Norte, comandado pelo ex-deputado federal João Maia, onde há diversos nomes em potencial para concorrer ao Palácio Antunes Pereira, o prefeito Antônio Peixoto tem declarado que, sobre 2016 só conversa em 2016.

Já no lado opositor, existem pelo menos mais quatro ou cinco nomes.

Um deles, é o do ex-vereador Júlio César Soares Câmara, filho de Roberto Dantas.

Júlio, então candidato derrotado nas eleições de 2012, e que atualmente integra o segundo escalão do governo Robinson Faria, presidindo a Empresa Gestora de Ativos do Rio Grande do Norte-EMGERN.

E ainda, o pré-candidato do grupo político liderado pelo ex-senador Geraldo Melo, que especula-se os nomes de sua filha Renata Melo e o do empresário Rui Gaspar, ou ainda o nome a ex-prefeita Edinólia Melo, esposa de Geraldo e mãe de Jerônimo Melo.

Aliás, alguns nomes mais próximos da ex-prefeita Edinólia, garantem que ela não esconde de ninguém a pretensão de voltar a concorrer ao cargo de prefeita de Ceará-Mirim em 2016.

Ela, que na última eleição municipal em 2012, ficou em segundo lugar com pouco mais de 11 mil votos, deverá ser a principal concorrente do campo de oposição em 2016.

Primeiro, porque ela tem se apresentado sempre, nos últimos anos, como segunda opção, depois do prefeito Antônio Peixoto.

E depois, pelo desgaste político do ex-vereador Júlio César que se posicionou contra a vinda do presídio estadual para Ceará-Mirim, contrariando o governador Robinson Faria, que bateu o pé e disse que o presídio seria erguido de qualquer maneira.

Outro nome que também está pretencioso neste desafio, é o do ex-secretário de agricultura do município na gestão da então prefeita Edinólia Melo, Marcílio de Morais Dantas, que também disputou o cargo de prefeito na eleição de 2012, e que informações de bastidores, dão conta de que ele já estaria atuando com essa finalidade.

Marcílio é ligado politicamente ao grupo do deputado estadual Gustavo Fernandes.

Corre por fora ainda, os nomes de José Sali, empresário do ramo supermercadista e ex-prefeito de Cruzeta, do empresário e presidente do Globo Futebol Clube, Marconni Barreto, e também do empresário Manoelzinho do Cartório.

Mas no caso de Sali, é preciso que ele faça, até mesmo por determinação da Justiça Eleitoral, a transferência do seu domicílio eleitoral para o município de Ceará-Mirim, informação que o blog ainda não tem com precisão.

Mas esse é um fato a se averiguar lá na frente.

Muita coisa ainda pode mudar, novos nomes podem surgir, sendo que, poderemos desde já dizer que, dos nomes aqui citados, poucos levarão até o fim seus projetos políticos.

No que é absolutamente natural, uma vez que, acordos serão firmados, e como diz o ditado: muita água ainda vai correr debaixo dessa ponte.

Mas até este exato momento, estes são os nomes mais prováveis ao cargo de prefeito de Ceará-Mirim.

Cabe portanto, aguardar se alguém mais aparecerá no cenário político de 2016 no município de Ceará-Mirim.

Nenhum comentário: