terça-feira, 6 de outubro de 2015

Hospital de Ceará-Mirim passa a contar com triagem auditiva Neonatal


O Hospital Dr. Percílio Alves, do município de Ceará-Mirim, que registra uma média de 50 partos por mês, está disponibilizando um procedimento necessário para avaliação auditiva dos recém-nascidos.
O serviço Implantado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde visa oferecer melhoria no atendimento aos neonatos, com triagem auditiva, exame mais conhecido como teste da orelhinha.
De acordo com a secretaria, o atendimento foi iniciado na segunda quinzena do mês de setembro, de lá para cá, cerca de 30 avaliações já foram realizadas, sendo uma vez por semana e 15 a cada dia, num procedimento, rápido, simples e gratuito, como um dos primeiros cuidados que se deve ter após o nascimento do bebê, que pode fazer diferença ao longo da vida da criança.  Como no município a demanda é grande, o exame precisa ser agendado.
A fonoaudióloga Suely Santos, profissional responsável por realizar o exame de Emissões Otoacústicas (EOA), explica que o teste é indolor, e é um dos meios de diagnóstico da perda, mais precisos. “É importante ressaltar, que o processo de desenvolvimento da linguagem e aprendizagem depende de vários fatores, dentre eles, a integridade sensorial, por isso o exame é garantido por Lei e é obrigatório”, frisa a fonoaudióloga.
Ela ainda informa que o mesmo só pode ser realizado, após 24h do nascimento, caso o diagnóstico apresente perda, um novo teste é agendado para 30 dias, havendo a confirmação, a mãe recebe um encaminhamento para fazer exames mais específicos. “Vale lembrar aos pais que, a identificação precoce de perda, pode melhorar e muito a condição de vida do bebê, especialmente nos primeiros anos de vida”, ressalta.
Para o prefeito do município, Antônio Peixoto, a oferta do exame, é um passo importante para saúde publica de Ceará-Mirim, pois reflete na melhoria do atendimento prestado à população dessa faixa-etária.

SERVIÇO:

Agendamento do Exame da Orelhinha – Setor de Enfermagem do Hospital Dr. Percílio Alves.
Realização do Exame: As quartas-feiras pela manhã – Hospital Dr. Percílio Alves.
Informações: Nas Unidades Básicas de Saúde, no Hospital ou na Secretária Municipal de Saúde (3274-5940).

Nenhum comentário: