terça-feira, 28 de abril de 2015

Execução de brasileiro foi “fato grave”, diz Itamaraty


O governo brasileiro disse, por meio de nota, que a execução do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, na tarde desta terça-feira (28), na Indonésia, constitui “um fato grave no âmbito das relações entre os dois países”. A posição do governo brasileiro foi divulgada pelo ministro interino das Relações Exteriores, Sérgio França Danese, em entrevista coletiva.
Ainda de acordo com a nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro recebeu “com profunda consternação a notícia da execução” de Gularte, que havia sido condenado à morte em 2005 por tráfico de drogas, após ser preso com seis quilos de cocaína escondidas em pranchas de surfe. Ele foi executado por fuzilamento.
Danese afirmou que o governo brasileiro está avaliando que medidas tomar em relação à Indonésia após a execução de Gularte.
“O fato de que tantos apelos presidenciais e outras gestões do governo brasileiro tenham permanecido sem uma resposta satisfatória para nós por parte do governo da Indonésia é algo que deve ser avaliado. (…) Estamos procedendo essa avaliação sobre qual será a atitude a adotar em relação a esse país a partir de agora”, disse.

Nenhum comentário: